Sobrevivendo à Crise: estratégias para MPEs no cenário pós-COVID-19

Sobrevivendo à Crise: estratégias para MPEs no cenário pós-COVID-19

Segundo o SEBRAE, 99,1% das empresas no Brasil são micro e pequenos negócios, que representam 52,2% dos empregos gerados no país. A participação das MPEs no PIB brasileiro é de 25%.

Com o COVID-19 e decretos públicos para fechamento do comércio e isolamento social, essas empresas, que contribuem significativamente para a economia do país, são afetadas drasticamente. Então, o que os pequenos negócios devem fazer para sobreviver a está crise?

Acesso a capital sempre foi algo complicado para estas empresas, porém no atual cenário, o governo enxergou a obrigação de facilitar e criar políticas de acesso ao crédito. Dessa forma, as empresas devem utilizar esta conjuntura política e fazer uso de tais medidas, mas primeiro, devem analisar as suas necessidades.

Outro fator importantíssimo para os negócios é a elevação da margem de contribuição, ou seja, elevar as receitas, mesmo parecendo ser impossível neste momento, e reduzir os custos, seja trocando fornecedores, reajustando preços, concedendo descontos, etc.

O momento requer busca por auxílio junto ao governo, análises financeiras precisas, diversificação dos canais de venda e mix de produtos, pois apesar da baixa demanda, ela ainda existe, porém em condições atípicas, e a este contexto anormal as MPEs devem se adequar.

 


Por: Arthur Araujo

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo